O que é Hipertrofia:
Com o intuito de auxiliar nossos leitores sobre entender e visualizar melhor o conceito de hipertrofia, foram retiradas as definições abaixo do site significados.
Não esqueça de acessar ao site para ler o conteúdo completo.
“Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares.
A mais comum acontece na musculatura e pode ser provocada por fatores biológicos, como o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez e etc.
Ela também pode se desenvolver de maneira forçada, através da prática de musculação e do consumo de alimentos ricos em proteínas e de suplementos alimentares.
Quando um órgão não se desenvolve ou ao invés de crescer, ele diminui de tamanho, acontece o processo inverso da hipertrofia, chamado de atrofia.
O termo hipertrofia pode ser substituído por sinônimos como hipergênese, hipergenesia, hiperplasia.
Hipertrofia muscular
É o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura corporal.
O processo de crescimento muscular é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo devido aos estímulos hormonais, que atuam em determinados tecidos.
Como acontece?
A prática de musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular.
O esforço executado durante a musculação é responsável por ocasionar um stress muscular e com isso o aumento do volume do músculo é uma resposta fisiológica a esse stress gerado pelo exercício.
Os treinos de musculação devem ser acompanhados por um profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas). O conjunto destes procedimentos, com o devido acompanhamento técnico, são responsáveis pela ocorrência do processo de forma saudável.
Já o consumo desequilibrado de substâncias (como os anabolizantes e esteroides), que proporcionam o rápido aumento de massa muscular, pode representar um grave risco à saúde.”